quinta-feira, 8 de março de 2007

Nascimento

D.Carlos nasceu no dia 28 de Setembro de 1863, na sala verde do Paço da Ajuda em Lisboa. Foi-lhe dado o nome de Carlos Fernando Luís Maria Victor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão de Bragança* , foi o penúltimo Rei de Portugal .

Filho do rei Luís I de Portugal e da princesa Maria Pia de Sabóia.

Parto assistido por José Eduardo Magalhães Coutinho um dos pioneiros do uso de anestesia nos partos, através da administração de clorofórmio.

Alguma confusão se instalou na altura na corte, pela decisão do rei D.Luís de não deixar, que nenhum dos cortesãos entrasse no quarto da rainha e ao não mostrar o filho.

Perante essa recusa alguns conselheiros se recusaram a assinar o respectivo auto de nascimento, "uma salsada" segundo a condessa de Rio Maior.

Finalmente todos os convidados puderam assistir á primeira benção do príncipe pelo cardeal-patriarca.Algumas condecorações a personagens da corte e uma missa te Deum na Igreja de São Domingos, pelas 5 da tarde, concluíram o dia de nascimento do príncipe.

Muitos dias se seguiram de festa, edifícios públicos e residenciais iluminados de noite, bandas filarmónicas tocavam pelas ruas e deram-se muitas recitas em vários teatros.

Decretou-se amnistia para diversos crimes.

Aparentemente este nascimento viria colocar alguma tranquilidade na corte pela sucessão.

Da descendência de D.Maria II, a morte de D.Pedro V e dois dos seus quatro filhos, morreram subitamente com suspeitas de envenenamento, lançando muita insegurança, pelas ameaças que ainda pairavam de restauração das aspirações miguelistas, ou o regresso ás guerras civis e ao golpismo anterior á Regeneração.

D.Carlos foi baptizado a 19 de Outubro na igreja de São Domingos.

*Os últimos sete nomes invocam anjos e santos protectores, tradicionalmente usados na família Bragança.Os primeiros cinco homenageavam parentes : Fernando, nome do avô paterno, Luós o do pai,María o da mãe, Vitor do avô materno Vitor Emanuel II o primeiro rei de Itália.
Carlos afinal homenageava a memória do avô materno, rei da Sardenha.

Sem comentários: