sábado, 23 de janeiro de 2010

Acontecimento no ano de 1893 (2ªParte)

  • Abril,07-Nascimento de Almada Negreiros artista e escritor.
Nasceu em S.Tomé. Seu nome completo José Sobral de Almada Negreiros.

Foi um dos fundadores da revista “Orpheu”(1915), veículo de introdução do modernismo em Portugal, onde conviveu de perto com Fernando Pessoa. Além da literatura e da pintura a óleo, Almada desenvolveu ainda composições coreográficas para ballet. Trabalhou em tapeçaria, gravura, pintura mural, caricatura, mosaico, azulejo e vitral.
Um artista completo, clicar para ler mais sobre Almada Negreiros.


  • Abril,12-D.Maria Pia parte para Itália para assistir ás bodas de prata do rei Humberto I
Bodas de prata do seu casamento com Margarida de Sabóia. Humberto I era rei de Itália, desde 1878, filho de Vitor Emanuel II, portanto irmão de D.Maria Pia mãe do rei D.Carlos

* Maio,01-Manifestação socialista ao túmulo de José Fontana.Comício no teatro da praça da Alegria.

José Fontana nasceu na Suíça em 1841 tendo-se suicidado em 1876. Radicou-se em Portugal e foi um dos fundadores do Partido Socialista e redigiu os estatutos da Associação Fraternidade Operária.

Nos últimos anos da sua vida filiou-se na Maçonaria, suicidando-se quando já era sócio-gerente da Livraria Bertrand. Tendo uma origem operária, foi um dos defensores das classes trabalhadoras. Antero de Quental foi seu grande amigo e co-fundador do Partido Socialista.

A União Operária do 1º de Maio, organizadora da jornada, publicou um manifesto apelando a todos os operários para que considerassem feriado o dia 1ºde Maio, e decidiu que a manifestação se processasse de três formas: cortejo cívico, de manhã; um comício à tarde e sessões alusivas ao acto, à noite, nas várias associações operárias.

O cortejo saiu do Pátio do Salema e dirigiu‑se ao Cemitério dos Prazeres, onde se concentraram 10 mil manifestantes. Depois de terem prestado homenagem a José Fontana, os manifestantes dirigiram‑se para os terrenos onde existira o Teatro Alegria (na Rua da Alegria), a fim de participarem no comício. Neste falaram vários oradores e foram aprovadas as reclamações operárias sobre as 8 horas.

Sem comentários: