sábado, 23 de janeiro de 2010

Acontecimentos no ano de 1893 (1ªParte)

  • Fevereiro,20-Comício autonomista nos Açores no Teatro Micaelense.
Falar de autonomia açoriana é referir a figura de Duarte de Andrade Albuquerque Bettencourt , um grande proprietário, aparentado com as grandes famílias da ilha de São Miguel, bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi um dos mais influentes políticos do Partido Regenerador. Porém aderiu aos ideais autonomistas, contra as indicações do seu partido, sendo eleito por aclamação membro da Comissão Autonómica de Ponta Delgada durante este comício autonomista realizado no Teatro Micaelense de Ponta Delgada.

Na sequência desses acontecimentos, viria a integrar a lista autonomista que concorreu às eleições gerais de 15 de Abril de 1894 (30.ª legislatura da Monarquia Constitucional Portuguesa) pelo círculo eleitoral de Ponta Delgada, sendo eleito deputado.
  • Fevereiro,25-Carlos Zeferino Pinto Coelho-morte do chefe do Partido Legitimista.
Partido que defendia os direitos sucessórios de D.Miguel, cuja causa pretendia após o triunfo liberal, ser dispensado do juramento aos Braganças reinantes que reivindicavam desde o tempo de D.Maria II.Estrategicamente alinhavam com as teses do Partido Progressista.


  • Março,16-Decreto que regulamenta o trabalho das mulheres e dos menores.
A idade legal para trabalhar passa para os 16 anos para os homens e 21 anos par as mulheres.
Proibição das mulheres trabalharem mas primeiras 4 semanas após o parto.
Fábricas que empregassem mais de 50 mulheres, eram obrigadas a instalar uma creche a menos de 300 metros do local de trabalho.
Previa-se a possibilidade das mães se ausentarem do trabalho, par amamentarem os filhos.
Iniciativas legislativas por iniciativa do então Ministro das Obras Públicas Dr. Bernardino Machado

Sem comentários: